Esse aparelho é interessante para agregar na climatização em diferentes contextos, tanto residenciais quanto comerciais. É ideal para quem deseja climatizar mais de um cômodo e economizar espaço com o uso de apenas 1 condensadora, por isso, é indicado para atuar em casas e apartamentos, escritórios e salas comerciais, consultórios, salas de aula, clínicas médicas, dentre outras empresas de portes variados.
Split. É uma geração de novos aparelhos que são divididos em 2 unidades, por isso, seu nome em português significa “dividido”. Assim, a unidade condensadora é instalada na parte externa do imóvel, enquanto a unidade evaporadora fica dentro do cômodo que pretende climatizar. Existem outros tipos de ar-condicionado dentro da versão Split, dentre eles, o Multi Split, Cassete, Piso Teto, Hi-Wall, entre outros.
É um tipo de ar-condicionado Split que oferece mais possibilidades. Isso quer dizer que ele também conta com unidades separadas, mas possibilita a conexão de mais de uma unidade interna junto à condensadora (externa). Então, comprando uma unidade externa, ela pode comandar até 8 internas independentes, por isso, também pode ser chamado de Bi, Tri, Quadri, Penta ou Hexa Split, referindo-se à quantidade de cômodos que podem ser controlados separadamente.
Esta versão, assim como a convencional, mantém a divisão entre duas unidades, mas aqui, ganha uma estrutura maior e mais reforçada. Ideal para climatização de grandes ambientes, onde há maior fluxo de pessoas, o ar-condicionado Splitão também é chamado de dutado e tem alta capacidade de refrigeração. Ele utiliza a medida de potência TR, que significa tonelada de refrigeração. Tem a mesma utilidade dos BTUs, mas nesse caso, 1 TR equivale a 12.000 BTUs.
Não precisa comprar 1 ar-condicionado para cada cômodo. Com o Multi Split, é fácil economizar espaço na instalação externa, pois apenas 1 condensadora fica conectada a todas as outras evaporadoras internas.