Climatizador

Um climatizador pode ser uma ferramenta importante para realizar o controle de temperatura em um ambiente. Ele resfria o local levemente e torna o ar mais úmido, provocando moderadas mudanças de temperatura. Saiba mais sobre esse aparelho logo abaixo.

O funcionamento do climatizador

Diferentemente de outras máquinas, o climatizador de ar provoca uma menor variação térmica no ambiente. Em geral, espere uma diferença na temperatura entre 2º e 5ºC.

Seu funcionamento também não é o mesmo dos demais aparelhos de refrigeração. Essa máquina possui um reservatório de água com capacidade de até 20L no climatizador residencial e até 100L no modelo industrial, que é responsável por refrescar o espaço.

Gotículas dessa água são liberadas no local, aumentando a umidade do ar. Esse aparelho é capaz de refrigerar, ainda que não na mesma capacidade de um ar-condicionado.

Portanto, o climatizador é um aparelho altamente indicado para locais que enfrentam climas de temperaturas não tão altas, mas com um nível de umidade do ar mais baixo.

Esse equipamento pode ser transportado entre ambientes, mas não o confunda com um ar-condicionado portátil. O climatizador foca na qualidade e umidade do ar, enquanto o ar-condicionado portátil é voltado para uma refrigeração mais robusta.

Como usar o equipamento

Um aparelho climatizador costuma vir com rodinhas, o que facilita o seu uso e dispensa a necessidade de instalação. Para utilizá-lo, basta levar a máquina até o ambiente desejado e ligá-la.

Alguns modelos de climatizador portátil tornam ainda mais fácil o uso desse aparelho. Em tamanho mini, a máquina pode ser levada de um lugar ao outro sem dificuldade e até mesmo em viagens.

Essas duas características tornam o aparelho uma alternativa de climatização mais econômica, pois não há custos de instalação.

Para garantir o bom funcionamento do aparelho, apenas deve-se tomar cuidado com o local onde fica a máquina. Mantenha o climatizador longe de aberturas do ambiente que recebam luz do Sol diretamente – como portas e janelas – e deixe o equipamento a uma distância de pelo menos 15 cm das paredes ou móveis.

O fator saúde

O climatizador evaporativo, nome pelo qual também é conhecido o aparelho dessa categoria, traz benefícios à saúde das pessoas que residem no ambiente climatizado.

Diferentemente de ares-condicionados, esse equipamento não torna o ar no local mais ressecado. Pelo contrário, ele o umidifica ainda mais, o que se torna uma vantagem para pessoas com problemas respiratórios como sinusite ou bronquite.

Além disso, como o climatizador não realiza uma mudança brusca na temperatura do ambiente sobre o qual age, há risco menor de sofrer um choque térmico. Esse efeito pode acontecer caso uma pessoa transite por dois locais com diferenças grandes de temperatura, podendo prejudicar a imunidade.

Ecologicamente responsável

O consumo de energia elétrica reduzido é mais uma vantagem que diferencia os modelos de climatizador de outros aparelhos. Quando comparado a um ar-condicionado, por exemplo, esse equipamento tem um gasto até 90% menor.

Vale lembrar também que o climatizador é a opção de climatização mais ecológica. Ele não usa os mesmos gases que os aparelhos de ar-condicionado para refrigerar o ambiente, funcionando apenas com gelo e água.